
Você já ouviu falar de rinite,asma ou outras doenças alérgicas, mas já ouviu falar de dermatite atópica? Ela é uma doença crônica que causa erupções na pele que podem coçar ou descamar. Esse tipo de dermatite tem origem na predisposição genética, já que os indivíduos que a apresentam geralmente têm histórico familiar das doenças citadas acima ou até mesmo da própria dermatite atópica. Recentemente, alguns estudos também apontaram como causa da doença um defeito genético em alguma proteína da pele.
Dentre os sintomas da doença, estão ressecamento excessivo, áreas da pele esfoladas por conta da coceira e vermelhidão. Mas a pessoa afetada também pode apresentar outros sintomas, dependendo da idade. Os pacientes são classificados em três grupos nesse quesito:
- Fase infantil (de 3 meses à 2 anos)
- Fase pré-puberal (de 2 à 12 anos)
- Fase adulta (à partir dos 12 anos)
Ela é mais comum na infância e pode tanto piorar quanto desaparecer com o tempo. Mas não se preocupe; a dermatite atópica não é uma doença contagiosa.
O tratamento da dermatite atópica é relativamente simples e pode ser feito de forma natural, caso seu médico não veja necessidade de remédios. Basta seguir algumas recomendações como:
- evitar banhos quentes;
- manter a pele sempre hidratada;
- usar sabonetes neutros;
- evitar perfumes ou outros cosméticos perfumados;
- evitar roupas com tecido sintético.
Certamente, há casos mais graves e que necessitam de medicação, mas isso só pode ser avaliado por um especialista, por isso sempre ressaltamos a importância de se consultar o seu médico.
fontes: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-atopica/59/
https://minutosaudavel.com.br/dermatite-atopica-o-que-e-como-tratar-pomadas-tem-cura/#tratamento