Sem categoria

Cuidados com o vitiligo

Apesar de ser relativamente comum, ainda pouco se sabe sobre o vitiligo. Essa é uma doença autoimune que causa perda da coloração da pele e que ocorre em pessoas que têm predisposição genética. E geralmente as manchas começam a aparecer por causas emocionais, como stress ou algum trauma. Existem dois tipos de vitiligo: a segmentar ou unilateral e a não segmentar ou bilateral. A primeira surge apenas em uma região do corpo e aparece ainda na juventude. Já a bilateral ou não-segmentar se manifesta de forma simétrica, nos dois lados do corpo (principalmente nas extremidades). Durante a vida, podem haver períodos onde as manchas evoluem tanto em tamanho como em perda de pigmentação e outros onde a evolução pode estagnar.

Agora sobre os cuidados, há várias recomendações que devem ser seguidas a risca, de acordo com dermatologistas:

  1. Protetor solar não é uma opção, é uma regra:

Independente da apresentação do protetor (creme, gel ou toque seco), o protetor deve ser utilizado até mesmo em dias nublados. Isso porque a pele fica completamente desprotegida sem a presença da melanina, pigmento natural que protege a pele. O fator de proteção solar deve ser de 50 para cima.

  1. Hidratação sempre!

Como a pele se torna ainda mais sensível, é importantíssimo manter a hidratação em dia – principalmente agora no inverno. Com a pele ressecada, é mais fácil ter alergias ou infecções.

  1. Evite se machucar

Um pessoa com vitiligo também pode apresentar o Fenômeno de Koebner, que pode causar lesões e descamação nas áreas manchadas que sofreram algum tipo de trauma.

 

Levando essas dicas a risca as pessoas que possuem vitiligo têm tudo para ter uma pele saudável. Mas lembre-se sempre: o tratamento mais indicado é sempre aquele recomendado pelo seu dermatologista.

 

fontes: http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/pele-com-vitiligo-como-cuidar-em-casa-dermatologista-explica_a22452/1

https://www.dermaclub.com.br/noticia/vitiligo-o-que-e-causas-sintomas-tipos-e-tratamento-para-as-manchas-brancas-na-pele-do-rosto-e-corpo_a6814/1

Previous ArticleNext Article

2 Comentários

    1. Olá Sirleides, cada caso é único! “Normalmente” as primeiras manchas acontecem por volta dos vinte anos. Você deve consultar um médico para que ele verifique o seu caso em particular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *