Sem categoria

Introdução alimentar: o que evitar

Todos nós sabemos que essa é uma fase bastante importante na vida da família e da criança. São diversas texturas e sabores que o bebê precisa conhecer para poder estabelecer sua rotina alimentar de forma saudável, e junto com isso vem também a lista de alimentos que devem ser evitados, seja por terem potencial risco de causar alergias ou até mesmo obesidade futura. Sã desses alimentos que vamos falar hoje.

Por mais que pareça inofensiva para uma criança com menos de 2 anos, geléias e gelatinas são estritamente proibidas nessa fase. Estes alimentos não possuem valor nutritivo algum, sendo feitos basicamente de açúcar e corantes. O consumo regular desses alimentos pode potencializar o surgimento de diabetes e levar a obesidade. Outro alimento que parece ser completamente inocente é o petit suisse, aquele queijinho saborizado (geralmente de morango). Apesar de alguns deles apresentarem pedacinhos de frutas, a maior parte dos ingredientes desses produtos é artificial (inclusive a cor). Agora, se tem um alimento super rico e que está vetado para crianças com menos de 2 anos é o mel. E a alta concentração de açúcar não é o pior aspecto nesse sentido: o mel e seus derivados podem estar contaminados com esporos da Clostridium botolinum, a bactéria responsável pelo botulismo. Com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o organismo de uma criança ainda não tem como se defender dessa bactéria e ainda há risco de desencadear alergia ao pólen. Por isso, o mais indicado é apresentar esse alimento somente após os 2 anos, quando fica mais fácil identificar uma possível alergia.

Além dos que já citamos, é bom enfatizar o veto ao sal e açúcar, pois eles funcionam somente como realçadores de sabor e nessa fase é importante que as crianças conheçam o real sabor dos alimentos. O excesso desses alimentos pode desencadear na idade adulta doenças como diabetes e hipertensão. Portanto, estimule no seu filho uma alimentação saudável desde pequeno. Isso pode até influenciar positivamente a alimentação da família 😉

 

Fontes: https://www.masterbagbaby.com.br/10-alimentos-proibidos-para-bebes-de-0-ate-2-anos/

https://paisefilhos.uol.com.br/bebe/13-alimentos-proibidos-para-criancas-de-ate-dois-anos/

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *